ícone áudio
Professor do futuro

Concurso público para professor: boa estratégia de estudo e rotina equilibrada ajudam na preparação

Aprender a estudar, fazer simulados, praticar atividade física, dormir bem e valorizar o convívio social são estratégias importantes para se dar bem nas provas

imagem de destaque

Sentar e estudar é uma fórmula muito simplista para quem pretende ser aprovado em um concurso público para professor. A preparação para uma vaga concorrida precisa começar pelo como estudar. Por mais que todos tenham passado anos a fio nas carteiras escolares e bancos universitários antes de sequer pensar em prestar um concurso, nem todos aprenderam jeitos eficientes de converter horas de estudo em conhecimento. Lembre-se: concurso é no fundo uma competição e, por isso, ser mais eficiente faz diferença.

Fábio Ribeiro Mendes, que é doutor em Filosofia pela UFRGS e, desde 2006, ensina alunos a melhorar a qualidade de estudo, defende que se comece pelo método, ou seja, é preciso aprender a estudar. Ele faz a comparação entre estudar e usar uma ferramenta: “Até mesmo para usar uma chave de fenda, você tem que saber como usá-la, caso contrário não consegue nem apertar um parafuso. Se não se preocupar com a maneira de estudar, só vai se cansar, sem aprender”, diz ele, que também é sócio da Autonomia Soluções em Educação.  

Se não se preocupar com a maneira de estudar, só vai se cansar, sem aprender

Na hora de estudar para prestar um concurso público para professor, Fábio afirma que os melhores métodos costumam envolver papel e caneta, de um jeito bem analógico. “Num livro físico a qualidade da leitura é melhor – o digital pode parecer mais rápido, mas a gente pula mais palavras e o aprendizado é pior. Marcar ou sublinhar é melhor ainda: só a pressão da mão sobre papel tentando acertar que a linha fique reta já envolve mais trabalho cerebral”, explica. E esse trabalho cerebral extra ajuda na consolidação da memória do que se leu. 

“Mas eu gosto é de videoaulas”, dizem muitos. Bom, pode até gostar, mas o que vai diferenciar um professor dos demais se todos assistirem as mesmíssimas aulas, padronizadas? “Achar que só videoaulas resolvem é uma ilusão. Em vez de estudar com material personalizado para mim, estou me apoiando em material que foi feito para milhares, que não vou conseguir sublinhar e marcar. Quando eu leio, faço no meu ritmo, pulo a parte que já sei, releio uma parte que achei complicada. Numa aula gravada, fico na mão do professor – e se perde muito tempo com isso”, defende. 

Achar que só videoaulas resolvem é uma ilusão. Em vez de estudar com material personalizado para mim, estou me apoiando em material que foi feito para milhares, que não vou conseguir sublinhar e marcar

Assim, por mais que aulas gravadas possam ajudar a dar um panorama de certos temas, o aprofundamento tem que ser mesmo na leitura. Lembre-se, você está se preparando para para um concurso público para professor. 

O filósofo propõe um método de estudos em 5 passos: 

1. Leia de forma panorâmica: comece apenas passando os olhos pelo texto que vai estudar, pescando as palavras chaves, avaliando o tamanho da leitura. 

2. Leia fazendo marcações ao lado dos parágrafos, podem ser chaves ou colchetes.

3. Volte aos trechos marcados, releia-os e, só então, grife o essencial. “Se eu resolver grifar direto, o mais provável é ter quase o texto todo grifado”, diz.

4. Faça um resumo com as informações grifadas. De preferência, faça esquemas, setas e desenhos usando canetas coloridas, uma estratégia que ajuda na memorização.

5. Revise suas anotações – elas devem ser o cerne dos seus estudos. 

Estratégia para se dar bem no concurso público para professor

Sabe aquele ditado que a pressa é inimiga da perfeição? Quando se trata de estudos, ele é a mais absoluta verdade. O processo de se preparar para um concurso público para professor pode parecer lento quando se tem muito conteúdo para estudar, mas não vale a pena estudar dez assuntos e não se lembrar de nenhum no dia seguinte. “O tempo vai depender da complexidade do conteúdo, do grau de conhecimento que a pessoa já tem. Mas depois que fez o resumo, o processo de revisão vai ser rápido”, garante o filósofo.

Além do método de estudo, há outros pontos da rotina que ajudam e muito no sucesso em provas. Um deles é, depois de estudar a teoria, treinar fazendo exercícios. Esses exercícios devem incluir questões de outros concursos da área. “Fazer simulados é uma das recomendações mais importantes, porque só assim você vai saber realmente se está com alguma dificuldade e em qual ponto”, afirma Tais Bento, sócia da SOS Educação, especializada em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro, pela Universidade de Minnesota, nos EUA.

Fazer simulados é uma das recomendações mais importantes, porque só assim você vai saber realmente se está com alguma dificuldade e em qual ponto

Mas nem só de exercícios de provas deve viver um professor concurseiro. Exercícios físicos também são fundamentais na rotina. “Na ilusão de que tem que focar só nos estudos, muitos tiram o exercício. A atividade física é importante para o equilíbrio emocional e para o desempenho no estudo, porque é uma forma de produzir novos neurônios”, diz Taís.

Outro item essencial da lista deve ser dormir bem, atividade que não apenas descansa o corpo e a mente, mas tem papel fundamental na organização das memórias. Durante o sono, o cérebro decide o que importa de tudo que viu durante o dia, ele faz uma espécie de processo de autolimpeza. “Sem noites completas de sono, é como se o cérebro fosse ficar lotado de coisas, o que atrapalha o foco, o raciocínio e a memorização”, explica a pedagoga. Ela informa ainda que uma noite mal dormida é um dos motivos do famoso esquecimento na hora da prova do concurso público para professor. 

E nem pense em se afastar dos amigos e família. Assim como momentos de descanso e atividade física, manter relações de afeto traz um bem-estar emocional e psíquico com efeitos amplos, melhorando até o rendimento nas horas de estudos. “Muita gente acaba se isolando para estudar mais tempo, mas o convívio humano, o olho no olho, traz um equilíbrio que favorece o momento do aprendizado”, garante Taís. 

Principais temas do concurso público para professor

Uma dica de ouro, que vale para a vida toda, é manter uma rotina de estudos constante, para não deixar as coisas se acumularem às vésperas do exame. Portanto, assim que o edital do concurso sair, ele deve ser lido com atenção. Mas para quem quiser se adiantar, começar a estudar para editais futuros mesmo antes de saber exatamente o que vai cair, há alguns pontos que vem sendo sempre cobrados em diferentes concursos Brasil afora. 

Um dos principais temas é a legislação educacional, desde a Constituição, passando pela Lei de Diretrizes e Bases em todas as suas atualizações. São os documentos que embasam a educação do Brasil, apresentam os princípios e as garantias básicas, organizam as etapas e modalidades. A Base Nacional Comum Curricular, conhecida como BNCC, também costuma cair muito. Assim, entender mais sobre ela terá utilidade na certa!

Ninguém sabe 100% do conteúdo. Nem tem que saber

As bancas de concurso vem olhando bastante também para o papel do educador e da escola, o compromisso ético e social dos profes, a relação entre a instituição de ensino e a sociedade. Além disso, direitos humanos, educação inclusiva, relações étnicos raciais e políticas que visam promover a educação a todos os sujeitos têm sido temáticas recorrentes. Isso tudo, claro, sem desconsiderar os clássicos: conhecimentos específicos de cada área, os conceitos dos diferentes tipos de avaliação (formativa, somativa e diagnóstica), e a psicologia da educação em sua tríade principal de pensadores: Piaget, Vygotsky e Wallon

Mas se o seu seu concurso público para professor já está às portas, não se desespere. “Ninguém sabe 100% do conteúdo. Nem tem que saber. Aceitar que não vai saber tudo, mas sim fazer o melhor que puder com o seu tempo e com o que sabe ajuda muito a manter o foco”, diz Fábio. 

Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >
Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar > Tudo o que você precisa aprender para poder ensinar >