Atividade 1: Projeto de investigação
Explore a profissão docente como uma possibilidade de escolha profissional para compor o projeto de vida de estudantes do Ensino Médio.
Uma das maneiras de inspirar e influenciar seus estudantes é criar estratégias de valorização e prestígio de sua carreira. Este é também o objetivo da Caixa de Ferramentas – uma idealização de Segue Os Profes, com realização do movimento Profissão Docente e elaboração do Instituto Singularidades – que reúne conteúdos temáticos e autoinstrucionais para apoiar você, Professor e Professora das redes de ensino, a apresentar a docência como uma possibilidade de carreira para seus alunos.
Vamos lá:
A revista “Caminhos para a docência” traz maneiras de apresentar a carreira docente para estudantes do Ensino Médio. Como atividade, te convidamos a desenvolver um projeto de investigação junto à eles, para que considerem a profissão docente e suas possibilidades de atuação como escolha no Projeto de Vida.
Você também pode acessar as atividades da revista separadamente. Baixe os arquivos e comece a colocar a mão na massa agora!
Explore a profissão docente como uma possibilidade de escolha profissional para compor o projeto de vida de estudantes do Ensino Médio.
Ajude os alunos a reconhecer seus pensamentos e sentimentos a respeito da profissão docente e a relacioná-la com seus próprios valores.
Apresente referências positivas de professores e ajude os estudantes a identificarem bons exemplos que fizeram parte da sua trajetória escolar.
Explore variados objetivos profissionais que a carreira docente possibilita conquistar, de modo a investigar se alunos se identificam com algum deles.
Apresente aos estudantes as especificidades da atuação docente e a função dos professores.
Proponha uma pesquisa sobre as diferentes modalidades da educação e níveis de escolarização.
Prepare os estudantes para planejar e ministrar uma aula.
Educadores que passaram pelo Instituto Singularidades relatam suas motivações e trajetórias na profissão docente.
A escola é um lugar privilegiado no que diz respeito ao apoio social que o jovem precisa para fazer sua escolha profissional de forma consciente e responsável. A revista “De olho na carreira” traz uma série de contextos e atividades que exploram as diferentes possibilidades da profissão docente para você apresentar como perspectiva aos seus estudantes. A primeira proposta é mobilizar uma feira de profissões que reúne e protagoniza diferentes profissionais de educação. Vem com a gente!
Você também pode acessar as atividades da revista separadamente. Baixe os arquivos e comece a colocar a mão na massa agora!
Reúna profissionais das mais diversas áreas para apresentar sua profissão, esclarecer dúvidas, falar sobre sua rotina de trabalho. Veja como incluir os profissionais de educação na feira.
Proponha que os estudantes entrevistem um educador para descobrir qual o lugar da profissão em seu projeto de vida.
Convide educadores para contar suas experiências e trazer depoimentos em formato de mesa-redonda para os estudantes.
Apoie os estudantes a criarem um conteúdo digital sobre um tema que mais gostaram de aprender. O conteúdo deve apoiar a aprendizagem de outros estudantes.
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que se propõe, sob a orientação direta de um professor, a desenvolver competências técnicas e pedagógicas de alguns estudantes, de modo que eles se tornem monitores e possam auxiliar os demais alunos em seus desafios acadêmicos, configurando-se como um oportunidade de aproximação à pesquisa e à prática docente. Mas, como implementar essa modalidade de ensino traz os estudantes ao dia a dia da escola e da sala de aula?
O plano de trabalho é o instrumento que define o caminho formativo que será realizado pelo monitor. No link abaixo você encontra um exemplo desse plano de trabalho, você pode utilizá-lo durante a implementação do programa ou até mesmo para apresentar a ideia à gestão da sua escola.
Prepare-se para implementar o programa na sua escola.
A Doutora em Psicologia e Educação, professora da pós-graduação do Instituto Singularidades, Hanna Cebel Danza, mostra que nem só de aulas vive uma escola e mostra um exemplo prático de implementação de programa de monitoria acadêmica em uma escola de São Paulo.